Image may be NSFW.
Clik here to view.
A segunda edição do DDDança se volta para a reflexão e o fomento da dança em Pernambuco e no Brasil. A plataforma contará com debates, aulas teóricas e práticas, apresentações, feiras e intercâmbios durante todo o mês de abril, em diferentes pontos do Recife. O DDDança começa na terça-feira (5) e se estende por todo o mês de abril, culminando com uma ação político-artística no Dia Internacional da Dança (29). Na ocasião, que ocorrerá na Torre Malakoff, será entregue um documento oficial com pautas do setor ao Ministro da Cultura, Juca Ferreira.
Colocando em pauta questões territoriais, o espetáculo Terra em outras terras vai abrir a série de apresentações do DDDança. Idealizado por Maria Paula Costa Rêgo, do Grupo Grial, Terra em outras terras conta com trilha sonora do percusionista Naná Vasconcelos e poderá ser visto no Teatro Arraial Ariano Suassuna (Rua da Aurora, 457, Boa Vista), na terça (5), a partir das 19h. Na quarta-feira (6), o encontro Corpos em manifesto irá debater acerca do tema bailarina negra / bailarino negro. Às 9h30, também no Teatro Arraial, dançarinos, pesquisadores, performers e interessados em geral irão se reunir para, além de discutir, criar um espetáculo-manifesto, a ser apresentado no mesmo dia, às 19h30. O encontro se repetirá nas três quartas-feiras do mês (6, 13 e 20), com diferentes temáticas a cada edição.
A fotografia de dança no estado será outro ponto abordado. Uma exposição dedicada ao tema terá imagens de nomes como André Nery, Hans vonManteuffel e Rogério Alves, no Espaço Experimental (Rua Tomazina, 199, Bairro do Recife). O local é aberto ao público e também vai funcionar como um espaço de diálogo ao longo do mês. A programação completa do DDDança pode ser conferida no site do evento.
Durante o mês, ainda será possível realizar trocas solidárias artísticas ou técnicas com profissionais da dança, em uma espécie de intercâmbio de experiências; expor trabalhos de videodanças, videoarte, vídeos e fotografias de dança; disponibilizar o próprio espaço para algumas das ações do DDDança (seja sala de ensaio, espaço cultural ou até a própria garagem); e participar de batalhas urbanas dedicadas ao breaking e a estilos semelhantes. Para isso, basta se inscrever no formulário que está disponível no site do DDDança. Todas as ações são gratuitas.