Quantcast
Viewing all articles
Browse latest Browse all 77

TREMA! dá destaque a espetáculos locais

Image may be NSFW.
Clik here to view.
'Quem tem medo de travesti?' d'As Travestidas (CE). Sete pessoas vestidas em roupas beges sob um palco vazio e maquiadas.

 

A quarta edição do TREMA! Festival de Teatro lançou a sua programação e conta com 12 espetáculos sendo apresentados do dia 28 de abril ao dia 8 de maio. Neste ano, foram permitidas apresentações individuais, não apenas de companhias ou coletivos, diferente das outras edições, com destaque para o fortalecimento da cena local, com quatro apresentações de companhias pernambucanas: Soledad, a terra é fogo sob nossos pés, da Cria do Palco, Vento forte para água e sabão, da Cia. Fiandeiros, RETOMADA, do Grupo Totem e pa(IDEIA), do Coletivo Grão Comum. As peças acontecerão nos teatros Apolo, Arraial, Santa Isabel e, principalmente, no Hermilo Borba Filho.

 

O espetáculo do Coletivo Grão Comum, um dos destaques da programação do TREMA!, tem como tema central a educação brasileira, dramatizando os 70 dias de prisão de Paulo Freire durante a ditadura, narrando também as experiências do pedagogo como secretário de educação de São Paulo. A peça é a segunda pesquisa parte do projeto Trilogia Vermelha, que fala do cineasta Glauber Rocha, de Paulo Freire, e do bispo Dom Helder Câmera. pa(IDEIA) será apresentada no dia quatro de maio, às 20h, no Teatro Hermilo Borba Filho.  

 

Outra apresentação de destaque no festival é RETOMADA, do Grupo Totem. O espetáculo surgiu a partir de vivências entre as atrizes-performers e povos indígenas Xucuru, Pankararu e Kapinawá. A temática abordada na peça é o reencontro entre os corpos contemporâneos e essa ancestralidade perdida, que enxerga a terra, o solo como um espaço sagrado e merecedor de respeito. O espetáculo será também no Hermilo Borba Filho, no mesmo horário, às 20h, porém no dia três de maio.

 

As temáticas políticas que permeiam algumas das peças do festival estão bem fortes no espetáculo Quem tem medo de travesti?, do coletivo As Travestidas, do Ceará. A companhia composta por travestis já realizou outro espetáculo cuja temática é a transgeneridade em Recife, BR Trans, e agora com a apresentação no TREMA!, o grupo traz uma atmosfera intimista, misturando narrativas ficcionais e autobiográficas. A peça será no dia 29 de abril, às 21h, no Teatro Santa Isabel

 

A programação completa do festival está no link www.tremafestival.com.br, onde também é possível já comprar ingressos das apresentações.

 

 

Serviço:

TREMA! Festival de Teatro

Quando: de 28 de abril a 08 de maio

Ingressos: antecipados pelo site www.eventick.com.br/tremafestivaldeteatro


Viewing all articles
Browse latest Browse all 77