Quantcast
Viewing all articles
Browse latest Browse all 77

O Açougueiro entra em cartaz às sextas

Image may be NSFW.
Clik here to view.
Espetáculo teve boa recepção no renomado Festival de Teatro de Curitiba

 

Depois de uma passagem bem-sucedida no Festival de Teatro de Curitiba, o espetáculo O Açougueiro retorna ao Recife para temporada de quatro sextas-feiras (01, 08, 15 e 22/04) no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, sempre às 20h. O monólogo com atuação premiada de Alexandre Guimarães, além de encantar a capital paranaense, recebeu o reconhecimento de melhor ator no Janeiro de Grandes Espetáculos.

 

A peça teve um retorno tão positivo de público e mídia em Curitiba que acabou ganhando uma sessão extra na pauta disputada do festival mais aclamado do país. O enredo de O Açougueiro aborda a história de Antônio, um sertanejo pueril, cuja maior ambição é ser dono do seu próprio açougue. Apaixonado pela prostituta da cidade, Nicinha, com quem decide se casar, passa a enfrentar a intolerância e a falta de civilidade da sociedade que julga seu relacionamento. Com um texto simples, a narrativa dá vozes a diversos personagens que perpassam a trajetória do protagonista.

 

O espetáculo metaforicamente tange a materialização de estigmas sociais através da representação da carne. A carne bovina, o gado, o consumo material surge numa simbologia da pele de Antônio, uma expressão quase animalizada de um homem bruto, construído pela aridez do sertão e desconstruído pelo amor que sente por Nicinha.

 

A carne também é a matéria do corpo, impuro, de Nicinha. É a tradução do julgamento social do comportamento feminino. É a expressão de como se confunde como pauta pública a sexualidade da mulher e daí partem reflexões interessantes que o a peça desperta sobre a questão de gênero, tão em debate atualmente.

 

O Açougueiro é um projeto de imersão no Teatro Físico e Antropológico e suas múltiplas possibilidades. A definição para Teatro Físico é de um trabalho que pode se utilizar de um texto, mas tem como foco principal o trabalho motor do performer. Um teatro extremamente visual, onde a gestualidade é o elemento primordial, colaborando ou às vezes substituindo a dramaturgia, o cenário e outros elementos cênicos pelo movimento/corpo dos artistas.

 

SERVIÇO

O Açougueiro
Quando: sextas-feiras (01, 08, 15 e 22) de abril
Onde: Teatro Luiz Mendonça - Parque Dona Lindu
Quanto: R$20,00 e R$10,00
Classificação: 16 anos


Viewing all articles
Browse latest Browse all 77