A proposta do projeto Dramaturgia, da Companhia Fiandeiros de Teatro, é explorar, mais uma vez, o imaginário e a poesia do universo teatral com contornos de ludicidade. Serão três leituras dramáticas, um debate e oficinas de formação que acontecem desta sexta (28/10) até domingo (30/10). Em sua terceira edição, com o incentivo do Funcultura, o projeto aborda as temáticas da infância e juventude e traz premiados textos voltados para o público infantojuvenil.
Na primeira edição do projeto, em 2013, o foco foi autores pernambucanos e a seguinte, em 2015, foram clássicos da dramaturgia mundial, como Shakespeare, Sófocles e Tchekhov. Novamente, toda a programação é gratuita e acontece no próprio Espaço Fiandeiros, no Boa Vista. Haverá tradução simultânea em Libras (Língua Brasileira de Sinais) durante toda a programação, que tem a direção assinada por cada um dos fundadores/diretores da Fiandeiros, André Filho, Manuel Carlos e Daniela Travassos.
Nesta edição, o elenco que realizará as leituras é formado por atores profissionais, estudantes e ex-alunos da Fiandeiros, incluindo crianças, do curso de teatro para os pequenos da instituição. “São profissionais com estrada consolidada misturados a estudantes e pessoas que já estudaram na Fiandeiros. Acredito, então, que a grande sacada é promover este encontro entre os artistas. Para que os que estão em aprendizado, por exemplo, possam ter essa troca e ver como os atores mais experientes trabalham. É um verdadeiro intercâmbio de possibilidades, exercício e diálogo”, explica Daniela Travassos, coordenadora geral do projeto.
PROGRAMAÇÃO
Nesta sexta (28/10), às 19h, a sessão tem início com a leitura de Antes de ir ao baile, de Vladimir Capella, direção de André Filho. No dia seguinte (29/10), às 16h, acontece o Painel de Debates intitulado Panorama do teatro para infância em Pernambuco, com participação de Leidson Ferraz, Luiz Felipe Botelho e João Denys, e mediação de André Filho. Logo depois, às 19h, leitura de Um conto de Marias ou de Maria Flor, de Raphael Gustavo, direção de Manuel Carlos. A programação termina no domingo (30/10), às 17h, com apresentação de O sonho de Ent., de André Filho, com direção de Daniela Travassos.
Vladimir Capella, autor do texto que inicia o evento, é paulistano, falecido em 2015, aos 63 anos. Expoente do teatro infantojuvenil brasileiro, escreveu e dirigiu produções que se tornaram clássicos, como Panos e lendas (1978), Como a lua (1984) e Avoar (1985). Recebeu mais de cem prêmios em sua carreira. Os outros dois textos foram o primeiro e o segundo lugar no 1º Prêmio Ariano Suassuna de Cultura Popular e Dramaturgia, lançado este ano pelo Governo do Estado. Ambos são inéditos. Um conto de Marias ou de Maria Flor é de autoria de Rafael Gustavo, natural do município de Vitória de Santo Antão. O sonho de Ent é assinado pelo dramaturgo André Filho, formado pelo curso de Formação de Atores da UFPE. Em 2003, foi um dos fundadores da Companhia Fiandeiros de Teatro, onde participa, desde então, da criação e realização de todos os espetáculos como diretor artístico, diretor musical, ator ou professor de teatro. É autor de Outra vez, era uma vez, Noturnos e O prisioneiro do tempo.
Além disso, o Dramaturgia também contempla uma oficina gratuita de iniciação ao teatro para 15 crianças da comunidade dos Coelhos, zona central do Recife, que começou no dia 13 de setembro e acontece todas as terças-feiras, até o dia 1º de novembro, na sede da Fiandeiros. A conclusão do curso, em 2 de novembro, será marcada pela apresentação de um espetáculo produzido pelos concluintes. Uma importante característica do projeto é justamente incluir a comunidade que rodeia o Espaço Fiandeiros, convidando-a a usufruir deste espaço cultural que também é deles.
O projeto ainda recebe doações de textos de teatro para crianças para o banco de textos do Espaço Fiandeiros. Pode-se enviar pelo e-mail producaofiandeiros@gmail.com. O banco foi criado na primeira edição do projeto e já tem mais de 600 títulos que são utilizados para aulas, montagens didáticas e consultas dos alunos.
Serviço:
Projeto Dramaturgia, da Fiandeiros
De sexta (28/10) a domingo (30/10), no Espaço Cultural Fiandeiros (Rua da Matriz, 46, Boa Vista)
Entrada franca
Informações: (81) 4141-2431
Atividades:
Sexta-feira (28/10)
19h Leitura dramática de Antes de ir ao baile
Elenco: Arilson Lopes, Auricéia Fraga, Camila Bastos, Domingos Soares, Dudu Godoy, Maria Eduarda Pepe, Mauro Monezi e Roseane Tachlitsky
Sábado (29/10)
16h Painel de Debates Panorama do Teatro para Infância em Pernambuco. Com Leidson Ferraz, Luiz Felipe Botelho, João Denys e mediação de André Filho
19h Leitura dramática de Um conto de Marias ou de Maria Flor
Elenco: Charly Jadson, Gabriella Neves, Geysa Barlavento, Kélia Phayza, Ruan Marinho, Victor Chitunda
Domingo (30/10)
17h O sonho de Ent
Elenco: Julia Veeck, Sandra Rino, Pascoal Filizola, Anny Rafaella Ferli e Clóvis Moreira
↧
Fiandeiros aborda infância e juventude
↧