O espetáculo Ritmo é tudo, dirigido por Alberto Magalhães e baseado no livro homônimo de Ricardo Elia, segue em cartaz até domingo (4/9) na Caixa Cultural Recife. A montagem é da trupe Irmãos Brothers Band (RJ), formada por atores cômicos, acrobatas e músicos. O grupo, criado em 1993, vem desenvolvendo uma pesquisa de linguagem sobre a interação entre o circo, a música, o teatro e a dança. Voltado para o público infantil, o espetáculo é indicado para crianças de até "102 anos", como afirma o diretor.
A dança e a música presentes nas atividades que fazem parte do cotidiano – o dormir, o acordar, o se vestir, o trânsito, o trabalho, o namoro, os diálogos corporais, o fim do dia – são explorados de uma maneira divertida no espetáculo. A simples rotina de um casal, interpretado por Bruno Carneiro e Maria Celeste, ganham amplitude quando unida à musicalidade e energia cênica. A integração de movimentos circenses, músicas tocadas ao vivo, além da dança marcam o projeto. Uma reflexão divertida sobre a relativização do tempo diante das ações do dia-a-dia também permeia o espetáculo, ou seja, quando estamos fazendo uma coisa agradável, o tempo parece passar mais rápido; quando estamos entediados, ele parece caminhar devagar.
O cenário e o figurino, idealizados por Gabrielle Windmüller e Alberta Barros, proporcionam uma integração entre esses elementos e os instrumentos musicais utilizados pelos bailarinos durante a performance. A iluminação aparece em diálogo com a percussão, o que contribui para a atmosfera envolvimente do espetáculo. A trilha sonora, desenvolvida pelo músico Pedro Tie, traz elementos sonoros do universo contemporâneo para o infantil e combina melodias suaves a sons eletrônicos.
Na sexta (2/9), a apresentação é às 19h; no sábado (3/9), às 16h e às 19h; no domingo (4/9), pela manhã, às 10h30. Os ingressos já estão à venda na bilheteria do local. A classificação indicativa é livre.
Serviço:
Espetáculo de dança Ritmo é Tudo
Caixa Cultural Recife (Av. Alfredo Lisboa, 505 – Praça do Marco Zero, Bairro do Recife Antigo)
Horários: Sexta (2/9), às 19h, sábado (3/9), às 16h e 19h, e domingo (4/9), às 10h30
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada para estudantes, professores, funcionários e clientes Caixa, e pessoas acima de 60 anos)
Informações: 3425-1915